Evento começa nesta segunda-feira (19) e segue até a próxima sexta (23) no auditório da Fatec/Senai em Cuiabá; abertura oficial será às 19h
Gabriele Schimanoski
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, confirmou presença na abertura oficial da 2ª Edição da Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT), que será realizada nesta segunda-feira (19), às 19h, no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá (MT).
A Semana é promovida por uma rede composta pelos mais diversos tipos e níveis de atores do ecossistema de inovação, e tem como objetivo debater ideias inovadoras e tecnológicas com potencial para serem desenvolvidas em Mato Grosso.
O ministro já está na Capital e cumpre uma série de compromissos voltados para o tema central da SIMT, entre eles, a visita logo cedo ao terreno onde está sendo construído o Parque Tecnológico do Estado. “A Semana da Inovação é uma grande oportunidade para buscarmos por ações e ideias que possam ser desenvolvidas aqui no Parque, e disseminadas por todo o país”, explicou.
Alvim também colocou o MCTI à disposição dos mato-grossenses que buscam novos meios de popularizar a ciência no Estado. “Seja por meio de parcerias, ou projetos, vamos juntos desenhar novas possibilidades”, finalizou.
Para facilitar a participação dos interessados, a organização da SIMT dividiu a programação por temas centrais: Instâncias de Governança (20/09), Oportunidades e Vocações do Estado (21/09), Diversidades (22/09) e Conexões (23/09). Em meio aos temas centrais, dezenas de palestrantes, entre eles: a ceo na Wakanda, Karine Oliveira, a professora e Top Voice LinkedIn, Vitor Martins, o Co Founder Angel Investidor, Fernando Seabra, a fundadora do Pedaço do Mundo Hub, Idineia Bressan, e o radialista da CBN, Teco Medina.
Nesta edição, 30 instituições em conjunto com representantes da sociedade civil somaram forças em prol da inovação. Fazem parte da rede comunidades empreendedoras, universidades, empresas, iniciativas de fomento e investimento, bem como o governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), MTI e MTPAR.
A expectativa é que duas mil pessoas participem durante os cincos dias de palestras, conexões, workshops e laboratórios. As inscrições seguem abertas no site e são gratuitas. Todos os participantes ganharão certificados. A programação completa está disponível, neste link.
A Semana tem o patrocínio da MTI, Rota Oeste, Titânia e MT Print. Entre os realizadores da Semana da Inovação estão: Seciteci, Seplag, AgriHub, Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS), Sinova, Cuiabá Legal Hackers e a Digoreste Startups. E conta com o apoio da Colaborama, IDEA, PMUNDO Hub, Blockmeet, IPOG, Wellbe, Prefeitura de Várzea Grande, PROFNIT, FIELDPRO, LIDE-MT.